quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dicas de Viagem: Istambul

Depois de muitos pedidos vou começar a dar dicas de viagens, especialmente dos lugares que conheço como é o caso de Istambul.
Vou sempre dar dicas a partir das minhas experiências em restaurantes, passeios, hotéis... que conheci, para não correr o risco de ser uma dica "furada" como muitos guias e sites passam.
 
 
 
Então vamos lá! Vou separar por itens, pois fica mais fácil.
 
Uma das coisas mais surpreendentes de Istambul, é o fato de ela ficar bem na divisa entre a Europa e a Ásia. Ou seja, uma parte da cidade é europeia e a outra é asiática, separadas pelo Estreito de Bósforo, que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro.
 
Istambul é uma cidade muito grande e cheia de bairros pitorescos, um totalmente diferente do outro, então de primeira é bom saber em que bairro prefere ficar e depois disso buscar o hotel.
 
Bairros de Istambul (não vou citar todos, mas os principais...)
 
Nisantasi: O meu preferido e onde nos hospedamos na primeira vez que fomos a Istambul. É um bairro mais moderno, bastante residencial é como se fosse o bairro do Jardins em São Paulo. Lá estão muitas lojas de grife como Chanel, Prada, Louis Vuitton, Burberry... então por lá sempre terão pessoas super bem vestidas nas ruas. Se encontra também shoppings, bares e restaurantes modernos onde se come e bebe muito bem, sempre com um fundo de tranquilidade e elegância. Não deixe de passear na rua Abdi Ipekçi Cd (caddesi que é rua em turco) nessa rua estão os restaurantes e lojas mais chiques.


Ortaköy: É uma das zonas residenciais mais sossegadas da cidade.  Com bastante jovens, a beira do Bósforo (é um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia). É lá que estão concentradas a maioria das baladas de Istambul. Ao lado do terminal de balsas, a Praça Ortaköy (Iskele Meydanı) é cercada de cafés e restaurantes ao ar livre. Lá os jovens costumam se sentar num banco de jardim com vista para o Bósforo e comer Kampir, um lanche tradicional que é uma batata grande recheada com milho, cenoura e outros ingredientes, cobertura de iogurte. As ruas de trás da praça foram revitalizadas e estão repletas de lojas de presentes, e nos fins de semana, acontece nela uma popular feira de artesanato.
 

Sultanahmet: É a região do outro lado da ponte, mais antiga. Onde ficam concentrados os principais pontos turístico de Istambul como o Palácio TopKapi, a Mesquita Azul (Blue Mosque), o Grand Bazaar, a Basílica de Santa Sofia (AyaSofya), Cisterna da Basílica (Yerebatan Saray). É um bairro bem pitoresco diferente dos outros citados acima, com ruas estreitas, diversas lojinhas de suvenirs, restaurantes típicos e muitos turistas por todos os lados. Fiquei hospedada nessa região na última vez que estive em Istambul, posso dizer que para quem só estiver interessado em conhecer os principais pontos turísticos de Istambul e não ir a baladas e restaurantes badalados é uma ótima opção pois pode fazer tudo a pé. Fica bem prático pois todos pontos turísticos são bem perto um do outro.
 
Bom, agora que já falei dos bairros vou dar as dicas dos lugares.
 
Hotéis:
 
The House Hotel Bosphorus: Fica no bairro Ortaköy, adoro essa rede The House Hotel, são hotéis novos e super bem localizados, são hotéis boutique, mais intimistas e atendimento bem exclusivo. $$$
 
The House Hotel Nisantasi: Fiquei duas vezes nesse hotel e adorei todas as vezes que fui. Ele fica no bairro de Nisantasi, em cima da loja da Prada. Super bem localizado, suas suítes são amplas, novas e modernas. Atendimento ótimo e exclusivo, o concierge da varias dicas de restaurantes bacanas . O café da manhã é simplesmente divino, é ao estilo turco. Muito bom! $$$
 
Four Seasons Hotel Istanbul at the Bosphorus: Quando se fala em Four Seasons nem preciso falar que os serviços e atendimento são impecáveis. Digno de uma princesa... heheh é como eles te fazem sentir quando você se hospeda em algum hotel da rede Four Seasons. Ele fica a beira do Bosfóro, no bairro de Ortaköy. Jantamos na ceia de Natal do ano passado no Hotel e foi tudo maravilhoso a comida estava divina. $$$$
 
The Sofa Hotel & Residences: Fica no bairro de Nisantasi. Bem localizado, com suítes modernas. $
Ciragan Palace Kempinski Istanbul: Hotel mais renomado e chique de Istambul. Fica na região de Ortaköy a beira do Bósforo. É um antigo Palácio do Império Otomano. $$$$
Kalyon Hotel: Fica no bairro Sultanahmet, como falei acima bairro onde estão as principais atrações turísticas. Bem localizado para quem quer visitar TopKapi, Santa Sofia... porem um pouco longe do buchicho dos restaurantes badalados e boates. Me hospedei no hotel na última vez que estive em Istambul. O quarto que reservei foi o Executive Room, um quarto amplo e moderno. O Hotel passou por uma reforma recentemente. Com custo beneficio bom, mas sem mordomias. $
 

Pontos Turísticos:
 
Palácio Dolmabahçe: É um Palácio localizado no lado europeu do Bósforo na cidade de Istambul, Turquia. O palácio foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922. Lá esta o maior lustre de Cristal da Boêmia, presenteado pela Rainha Vitória do Reino Unido. O lustre esta localizado no salão principal do Palácio o teto desse salão é simplesmente divino, as pinturas e esculturas tem efeito 3d no teto. A visita tem que ser guiada isso é um pouco chato e demora, mas quando você chega no salão onde esta o maior lustre, sente que vale a pena!
O Dolmabahçe tem a maior coleção de lustres feitos de cristal da Boêmia e Baccarat do mundo.
 
 
Endereço: Vişnezade Mh., 34357 Beşiktaş/İstanbul, Turquia
 
"Mini cruzeiro" pelo Bósforo: O próprio nome já diz é um mini passeio, mas vale muito a pena pois da para ver o lado asiático, dura em média 2h. É um passeio super romântico, eu adorei! Tem que escolher quando compra o ticket ir para o lado da ponte (Ortaköy) ou para o lado do TopKapi (Sultanahmet). Escolhemos ir para o lado da ponte (Ortaköy). Pegamos o barco ao lado do Palácio Dolmabahçe, ideal para fazer no mesmo dia que for ao Palácio.

Mesquita Azul (Blue Mosque):  é uma mesquita otomana, foi construída entre 1609 e 1616. Chegue cedo, a tarde ela fica lotada...ela abre as 9h. e fecha as 17h.  Ao entrar na Mesquita é necessário tirar os sapatos. Shorts, minissaias, bermudas ou camisetas sem mangas não são recomendados.
 
Endereço: Sultan Ahmet Mh., Torun Sk No:19, 34400 Istanbul, Turquia
 
Basílica de Santa Sofia (AyaSofya): Fica em frente a Blue Mosque. A visitação ocorre todos os dias, exceto às segundas-feiras, nos outros dias abre as 9h. até 17h.
Cisterna da Basílica (Yerebatan Saray): Encontra-se a cerca de 40 metros da Basílica de Santa Sofia, é um lugar imperdível. É um reservatório subterrâneo, construído a pedido do imperador Justiniano I, constituído por 336 colunas, de 9 metros de altura cada e com capacidade para 80.000 litros de água, a sua área total ocupa 10 000 m². Esta foi utilizada até finais do século XIV como cisterna de água.
TopKapi: Era a antiga residência dos sultões otomanos dos séculos XV ao XIX, e hoje um
museu. As riquezas das coleções acumuladas fazem desde o conjunto arquitetural, situado
entre Bósforo e o Corno de Ouro, um dos lugares, mas importante da arte internacional.
Durante a baixa temporada, de 1º de outubro a 15 de abril, o horário de funcionamento do museu é das 9:00h às 17:00h. Durante a alta temporada, de 15 de abril a 30 de setembro,  funciona das 9:00 às 19:00h. O ingresso custa 25 liras turcas, aproximadamente 30 reais. Para visitar o Harem é o mesmo horário porem tem que pagar mais 15 liras. Fica atrás da Santa Sofia.
Grand Bazaar: Um grande conglomerado de lojas. Negocie tudo, o preço nunca é oque os vendedores falam. No Bazaar existem diversas lojas desde joias a tapetes; Mas oque mais tem é lojas com artigos de cerâmica.
Endereço: Taya Hatun Mh., 34120 Fatih/İstanbul, Turquia
 
Roteiro:
O ideal é fazer o Palácio Dolmabahçe e o "Mini cruzeiro" pelo Bósforo no mesmo dia, pois os dois são muito perto. Dura em média de 4h a 5h esses passeios.
O Grand Bazaar é bom fazer em um dia junto com o Spice Bazaar (Bazaar de Especiarias) ficam muito perto um do outro. Dependendo do que for comprar no Gran Bazaar demora muito tempo, pois ele é muitoooo grande!
As visitas a Blue Mosque, Santa Sofia, Cisterna e TopKapi podem ser feitas em 1 dia, pois todos os lugares são perto um do outro, podendo se locomover a pé. Começando as 9h até as 17h.
 
Restaurantes:
 
Angelique: O meu preferido! O cardápio é variado, é um restaurante balada a beira do Bósforo,  em Istambul é muito comum esses tipos de restaurantes. A comida é ótima e a balada mais ainda!
Endereço: Salhane Sok. No 5 - Ortaköy/Istambul 

 
Aqua: Mediterrâneo, ideal para almoçar.
Endereço: Four Seasons Hotel Istanbul at the Bosphorus, Çırağan Cad. No. 28
Como comentei antes jantamos nesse restaurante na noite de Natal, olha que coisa mais linda as sobremesas! A árvore era de chocolate branco!
 
Vogue: Contemporâneo/Sushi, ideal para jantar.
Endereço: Akaretler Spor Cad. no92 BJK Plaza, Besiktas - Istambul
 
Laledan Restaurant: Nos domingos eles oferecem o famoso Brunch do Çırağan Palace Kempinski a partir das 12:00 até 16:00.
Endereço: Çırağan Palace Kempinski Hotel
 
Sunset Grill&Bar: Variado (peixes, carnes, massas), ideal para jantar.
Endereço: Adnan Saygun Caddesi Yol Sokak No. 2 Ulus Parkı Ulus, İstanbul – Türkiye
 
Mimolett: Contemporâneo, ideal para jantar.
Endereço: Sıraselviler Caddesi No: 55/A 34433 - Cihangir - Beyoğlu-İstanbul
 
Maiden's Tower Restaurant: Contemporâneo/Mediterrâneo, ideal para jantares romântico. Esse restaurante é considerado um dos mais românticos do mundo, esta situado no lado oriental da Istambul, dentro de um farol no meio do Estreito do Bósforo. Já serviu de plano de fundo para diversos pedidos de casamento. No lado ocidental tem um barco a espera para levar os clientes até o restaurante. Atualmente eles só fazem menu degustação.
Endereço: Maiden's Tower
 
Mikla: Contemporâneo, ideal para jantar.
Endereço: The Marmara Pera Hotel, Meşrutiyet Caddesi 15  - 34430, Beyoğlu, İstanbul

 

Tria Elegance Restaurant: Mediterrâneo/Turco, ideal para almoçar. Ele fica na região do TopKapi, atrás da Santa Sofia.

Endereço: Akbıyık Caddesi, 11 - Sultanahmet / Istanbul
 
Pandeli: Turco típico, ideal para almoçar. Fica dentro do Bazar de Especiarias.
Endereço: Misir Carsisi/Spice Bazaar 1  İstanbul, Turquia
 
Çardak Büfe: O melhor kebab de Istambul. Típico turco, ideal para almoçar. É bem simples mas é ótimo! Sempre esta lotado.
Endereço: Dentro do Grand Bazaar  
 
Não deixe de comer as famosas Baklavas, é um doce típico turco, uma espécie de massa folhada recheada com pistache, sou viciada! Tem vários lugares na rua em Istambul que vende Baklava.
 
 
Baladas:

Angelique: Música eletrônica (house, electro). Na beira do Estreito de Bósforo. Muito bem frequentada pelos turcos descolados, quase não se vê turistas, só da gente bonita e bem vestida. A musica é ótima, ambiente moderno e minimalista. Tente pegar uma mesa se não ficara espremido entre elas pois não tem pista.
Endereço: Salhane Sok. No 5 - Ortaköy/Istambul 
 
Reina: Gosto bastante. O local é lindo, na beira do Estreito de Bósforo, exatamente ao lado de uma das pontes que ligam o lado europeu ao lado asiático da cidade. A  iluminação noturna da ponte dá um charme especial ao cenário. Também tem a opção de jantar e depois cair na balada e foi oque fizemos, dentro do Reina existem 3 mini restaurantes com varias comidas, escolhemos o Blue Topaz, pois ele tem as mesas bem perto do Estreito do Bósforo com vista para ponte, deslumbrante! A música vai desde o Hip Hop até Electro, são musicas mais conhecidas não tão conceitual. O púbico é bem variado, turcos mais velhos, turistas a até mesmo celebridades.
Endeço: Muallim Naci Cad. No:44 Ortaköy/ Istambul
 
 

Fonte: Acervo Pessoal, Google

2 comentários:

  1. Fiquei encantada com suas postagens, divino. Está de parabéns.Dicas excelentes.... bjos

    ResponderExcluir
  2. vou daqui a 15 dias visitar Istambul, mas só vou 4 dias :) vou aproveitar as suas dicas. So tenho uma questão, é uma cidade segura?

    ResponderExcluir